A Maçonaria é uma Sociedade Secreta?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Maçonaria é uma Sociedade Secreta?

Mensagem  Admin em Qua Dez 12, 2007 8:21 am

Não, esta é uma noção equivocada a respeito da ordem, difundida desde os primórdios de sua organização. A maçonaria tem muito de suas realizações, feitos e locais de suas reuniões amplamente conhecidos. Muitos maçons fazem questão de exibir os símbolos da ordem em seus distintivos de lapela, anéis, chaveiros e outras jóias, fazendo-se identificar publicamente com a Ordem. As lojas, as Potências Maçônicas e organizações para-maçônicas têm seus documentos legais registrados como qualquer pessoa jurídica o faz.

Muitos livros tem sido editados sobre a maçonaria, revelando seus símbolos, rituais, filosofia, Constituições e Regulamentos. Esses podem ser facilmente encontrados e consultados nas livrarias e nas centenas de bibliotecas publicas espalhadas pelo país.

A verdade é que os maçons têm meios que lhes são próprios de mútuo reconhecimento e realizam cerimônias privadas, que por óbvias razões não são acessíveis aos não maçons.

Mas a fraternidade Maçônica em si não pode ser considerada secreta. Seus templos, seus ambientes internos são normalmente acessíveis ao publico em geral. É comum as Lojas realizarem solenidades e festejos em seus templos, abertos ao público não maçônico.



http://www.glemt.org/leigos.htm

Admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/12/2007

Ver perfil do usuário http://maconico.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Não

Mensagem  jp_galvao em Seg Set 29, 2008 6:23 pm

Eu não diria secreta, eu diria discreta.

jp_galvao

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum